Brasil anuncia medidas diplomáticas e jurídicas contra Israel na ONU

  • 29/07/2025
Brasil anuncia medidas diplomáticas e jurídicas contra Israel na ONU
Brasil anuncia medidas diplomáticas e jurídicas contra Israel na ONU (Foto: Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou na ONU (Organização das Nações Unidas) uma série de ações que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretende implementar contra Israel.

As medidas acontecem em resposta ao que o Brasil qualifica como indícios de “potencial genocídio”, “crimes de guerra” e reiteradas violações aos direitos humanos no contexto do conflito na Faixa de Gaza.

Segundo o chanceler, o governo Lula vai adotar novas restrições na relação bilateral com Israel, nos campos político, jurídico, diplomático, militar e comercial.

Entre as medidas está o controle e investigação sobre importações de produtos originários de "assentamentos ilegais" na Cisjordânia.

Além disso, o Brasil pretende bloquear as exportações de produtos de defesa fabricados no Brasil para Tel-Aviv (o governo já tinha barrado a compra de equipamentos israelenses, como os 36 obuseiros Atmos, pelas Forças Armadas brasileiras).

Nos últimos dias, o Palácio do Planalto sinalizou a intenção de reduzir ao mínimo os vínculos diplomáticos com Israel. Como parte desse movimento, o governo brasileiro retirou seu embaixador de Tel Aviv e passou a recusar a acreditação de um novo representante diplomático nomeado pela administração Netanyahu para atuar em Brasília.

Celso Amorim, ex-chanceler brasileiro, pregou adoção de medidas “severas” em comércio, mas sem rompimento total de relações diplomáticas. Assessor especial de Lula, Amorim cogitou até a suspensão do acordo de livre comércio entre Mercosul e Israel, informou o Estadão.

Comunidade judaica

Desde o início da guerra, Lula vem sendo criticado por líderes e entidades judaicas após comparar as ações de Israel ao nazismo – declaração que intensificou tensões e levou o país a considerar sua presença indesejável (persona non grata).

Nesta terça-feira, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) manifestou críticas à decisão do governo brasileiro de se desligar da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), organização da qual o país participava como membro observador desde 2021.

“A medida representa um retrocesso moral e diplomático, enfraquece o compromisso internacional do Brasil com a preservação da memória do Holocausto e abre caminho para o enfraquecimento de esforços globais no combate ao antissemitismo”, diz a Conib.

“A decisão do governo brasileiro acontece em meio ao aumento vertiginoso dos casos de antissemitismo e ódio contra judeus no Brasil e no mundo.”

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-anuncia-medidas-diplomaticas-e-juridicas-contra-israel-na-onu.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes