Cazaquistão fará parte dos Acordos de Abraão, reforçando laços com Israel

  • 07/11/2025
Cazaquistão fará parte dos Acordos de Abraão, reforçando laços com Israel
Cazaquistão fará parte dos Acordos de Abraão, reforçando laços com Israel (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (7) que o Cazaquistão está prestes a se tornar o mais novo integrante dos Acordos de Abraão, iniciativa que busca fortalecer as relações diplomáticas entre Israel e países de maioria muçulmana, conforme informou a Reuters.

Para muitos estudiosos e intérpretes da Bíblia, o avanço dos Acordos de Abraão é visto com atenção. Textos como Ezequiel 38 e 39 mencionam alianças e tensões envolvendo Israel e nações vizinhas, sugerindo que o cenário do Oriente Médio teria papel central nas profecias do fim dos tempos. 

Segundo Trump, o anúncio oficial acontecerá em breve, após uma conversa telefônica que ele afirmou ter mantido com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev.

“Em breve faremos uma cerimônia de assinatura para tornar isso oficial, e há muitos outros países querendo fazer parte desse clube de força”, escreveu Trump na rede Truth Social.

De acordo com o governo do Cazaquistão, o tema já está em fase final de negociação. Em comunicado, o país afirmou que a adesão aos Acordos de Abraão representa uma “continuação natural e lógica” da política externa do país , baseada em diálogo, respeito mútuo e estabilidade regional.

Embora o Cazaquistão já mantenha relações diplomáticas e comerciais plenas com Israel, a formalização do acordo teria valor principalmente simbólico. Mesmo assim, o secretário de Estado Marco Rubio destacou que o movimento representa um passo além.

“É um relacionamento ampliado, que vai além das relações diplomáticas”, explicou Rubio. “Ao se juntar ao grupo, o país passa a integrar uma parceria que promove um desenvolvimento econômico especial e colaborativo em várias áreas.”

Avanço dos acordos pelo mundo

Durante seu primeiro mandato, Trump foi o responsável por mediar os primeiros acordos, firmados em 2020 entre Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein. Pouco depois, Marrocos também aderiu à iniciativa.

O presidente americano vem sinalizando o desejo de ampliar os acordos, e tem se mostrado otimista com a possibilidade de Arábia Saudita se juntar ao grupo desde a trégua em Gaza no mês passado. No entanto, Riad não demonstra disposição para avançar sem um plano concreto que leve à criação de um Estado palestino.

Além do Cazaquistão, outros países da Ásia Central, como Azerbaijão e Uzbequistão, também são vistos como possíveis futuros signatários dos Acordos de Abraão, considerados uma das principais conquistas diplomáticas da gestão de Trump.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/cazaquistao-fara-parte-dos-acordos-de-abraao-reforcando-laco-com-israel.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes